Alô Música

Alo Musica

Diferenças entre o Maracatu Baque Solto e Maracatu Baque Virado - Conheça o Maracatu e as Suas Variações


www.vozdoplanalto.com.br



ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO MARACATU NA CULTURA BRASILEIRA

O Maracatu é um ritmo musical Pernambucano, ou seja, é 100% brasileiro, a sua dança é constituída por um sincretismo ritualístico que alimenta a fé do povo daquele maravilhoso estado.

A dança do maracatu tem como características principais a presença seus adeptos vestidos a caráter (fantasiados), o seu povo segue bailando pelas ruas ao som dos rufados dos tambores, do gonguê e dos chocalhos. Neste ritual os participantes seguem uma mulher que empunha um bastão em suas mãos, na extremidade deste bastão há uma boneca nomeada como (calunga), e assim segue um ritual de fé e uma dança com belas coreografias.

ENTENDA TODA A HISTÓRIA EM: WIKIPÉDIA MARACATU


Existem dois diferentes tipos de eventos que envolvem o Maracatu, o Maracatu Nação (Baque Virado) e o Maracatu Rural (Baque Solto).


• MARACATU NAÇÃO

O também conhecido como Maracatu de Baque Virado é o mais antigo ritmo musical afro-brasileiro, os seus registros mais antigos ocorreram no ano de 1711, mas a data da sua criação ao certo ninguém sabe, mas podemos afirmar com total convicção que o maracatu nação nasceu no estado de Pernambuco a alguns séculos atrás e permanece vivo até os dias de hoje.

www.socialbauru.com.br


ENTENDA TODA HISTÓRIA EM: WIKIPÉDIA - MARACATU NAÇÃO



• MARACATU RURAL

O Maracatu de Baque Solto é um manifesto folclórico também originado no estado de Pernambuco, os seus rituais simbolizam e reverenciam uma espécie de entidade cultuada por lá, cujo o nome é caboclo de lança, as vestes dos participantes, os toques das percussões, a dança e o ambiente o qual ocorre o maracatu rural o difere totalmente do maracatu nação.

www.agcip.org.br


ENTENDA TODA HISTÓRIA EM: WIKIPÉDIA - MARACATU RURAL



Postar um comentário

0 Comentários